FAQ

Fablab / FAQ
Que tipo de máquinas constituem o FabLab?

Os FabLabs possuem um inventário comum com capacidades essenciais para criar (quase) tudo. Os equipamentos iniciais no FabLab Sintra são: Cortadora laser, cortadora de vinil autocolante, Impressoras 3D, Máquina de Estampagem, Máquina de Pins/crachás, Máquinas de Costura, Máquinas de Costura e Bordados, Máquina Corta&Cose e bancada de carpinteiro.

Quem é que pode utilizar as máquinas do FabLab?

O Fablab está disponível a todos os que queiram utilizá-lo, desde crianças a idosos, estudantes a empresas, profissionais ou apenas curiosos.

Quem opera as máquinas?

Após uma primeira introdução ao equipamento, são os utilizadores que operam a maior parte das máquinas de fabricação digital, pois estas são muito fáceis e seguras de utilizar. Assim se assegura uma aprendizagem no: Aprender Fazendo”.

A utilização das máquinas é paga? Quanto custa aos “utilizadores” o uso das mesmas?

Por semana, existem 2 Dias Abertos (Quartas e Sábados), das 9h30 às 18h30, onde os utilizadores só pagam os materiais utilizados – podem também trazer os seus materiais. As quintas e Sextas, das 9h30 às 17h30, funcionam como Dias Fechados (para produção). Nestes dias é possível utilizar o equipamento mediante pagamento por hora, assim como, assistência técnica da nossa equipa. O preço varia conforme o equipamento (ver preços fixados no site – EQUIPAMENTOS/PREÇOS). De tal modo, o preço dos workshops também varia conforme a natureza e duração dos mesmos.

Podem surgir novos protótipos comercializáveis no Mercado e novas startups a partir do Fab Lab?

Apesar dos Fablabs terem como premissa a partilha de conhecimento entre laboratórios num modelo de open-source, não há impedimento para a criação de Propriedade Intelectual, partilhada entre o laboratório e o respetivo inventor. Assim podem e devem surgir novos produtos e eventualmente a criação de um potencial negócio, sendo o papel dos Fablabs prestar assistência técnica ao inventor.

Que género de objetos podem ser “fabricados” no FabLab? E que materiais é que poderão ser utilizados?

Partindo da ideia Como Criar (Quase) tudo, a imaginação é o limite. Alguns exemplos comuns são: carimbos de borracha, placas em acrílicos, mobiliário em cortiça, moldes em plástico, impressões 3D, vestuário ou qualquer tipo de peça realizada com tecidos, logótipos em vinil ou autocolante, etc. Todos os dias nascem novas ideias nos Fablabs no mundo. No Fablab Sintra damos especial atenção à materialização de ideias realizadas em madeiras (MDF, contraplacados, aglomerados, cortiças entre outras), plásticos (rowmark, spektrum), acrílicos, vinil, alguns suportes metálicos para gravações (alumínio, latão, metais lacados, aço inoxidável) e fibras (papel/cartão).

Qual o objetivo da SEA e Câmara Municipal de Sintra ao lançar o FabLab Sintra?

O objetivo deste espaço que permite fazer (Quase) tudo, é visar o desenvolvimento social e económico, quer a nível individual, quer no plano comunitário. Com este Laboratório a SEA e a CMS pretendem estimular a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, tornando realidade o protótipo de uma ideia.

Por quem é gerido e Organizado?

O Fablab Sintra é gerido, organizado e coordenado pela SEA (Agência de Empreendedores Sociais) e pela CMS (Câmara Municipal de Sintra).

O que é um Fablab?

É um laboratório de fabricação que permite a criação de novos produtos (a baixo custo), propriedade intelectual e negócios.
Ao contrário dos centros de inovação comuns, o Fab Lab pretende ser acessível ao cidadão comum, possibilitando o acesso democrático à inovação, à descoberta e à criatividade.